sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Alunos do 2º ano propõem 1ª SEMANA LITERÁRIA CEEG



Proposta de Projeto apresentado aos professores e aos representantes de turma em reunão estraordinária, pelos alunos(as)Aécia C. Silvestre;Ingrid Kellyane eFilipe de Oliveira.

Centro de Ensino Experimental de Garanhuns


Projeto
1° Semana Literária CEEG

Justificativa:



§Diante das dificuldades encontradas em nossos alunos que se revela no meio escolar, os alunos do 2° ano E, Aécia C. Silvestre, Ingrid Kellyane e Filipe de Oliveira pensaram em conjunto uma forma de contribuir para a educação didática, aplicando em primeiro lugar do desenvolvimento cultural dos alunos e dentro ao conhecimento literário para serem trabalhados.


Objetivo:


§Mostrar na prática uma parte da nossa literatura e fazer com que os alunos despertem para o valor da arte literária, tendo o conhecimento, que será útil para o futuro próximo, que é o vestibular, tendo noção dos movimentos artísticos que ocorreram em cada época. Expondo trabalhos literários e históricos realizados no Brasil, que marcaram parte de sua história e ajudaram no seu desenvolvimento cultural.

Objetivos Específicos:


§Promover atividades que visem o bem estar da comunidade escolar com participação dos alunos, professores, gestão e instituições externas;

§Reconhecer as artes literárias, suas épocas, características e suas figuras de linguagem;

§Reconhecer os assuntos e passar para os alunos o conhecimento adquirido;

§O aluno deverá colocar em pratica os pilares da educação: Aprender a Ser, Aprender a Fazer, Aprender a Aprender e Aprender a Conviver; Desenvolver-se nas artes e aumentar sua criatividade e aprendizagem; Desenvolver o senso de solidariedade social.


Sistemática:


§Coleta de dados entre os alunos;

§Montagem de apresentação teatral, recitais, musicais etc.;

§Oficinas para a realização dos ensaios;

§Discutir a adoção da medidas para que as apresentações

Desenvolvimento:



Como será realizado?
Usaremos como peça chave da exposição: o teatro, o jogral, o sarau, os musicais e/ou outros tipos de expressão corporal estando vestidos a caráter, criando assim um modo de aprendizagem mais amplo. Serão divididas as classes por sorteio, cada turma ficará com um estilo e daí terão a livre escolha de como mostrarão esse movimento.
es não saiam da regra geral;

§Apresentação á caráter;

§Arquivos e relatórios de atividades relacionadas com o grupo;

§Busca de parceiros externos para patrocínio do projeto;


O que ao alunos deverão fazer?


§A função dos alunos será de aprofundar-se no assunto em questão, pesquisar a escola que ele for apresentar, e por em prática sua obra não esquecendo dos pilares da educação.

§


Qual o papel do líder?
Os alunos irão escolher um líder, para ajuda-los na organização do projeto, porém a função do líder é de comandar a turma ter um total controle do que acontece, sendo uma ponte entre os organizadores do mesmo e da sala de aula não esquecendo de elaborar um relatório das “oficinas”, debates e de tudo o que acontecer durante o processo de desenvolvimento.


Qual a função do professor?


§A função dos professores será de orientação, caso os alunos tenham alguma dificuldade com tema ou qualquer outra coisa.

§Será feito um sorteio para saber com qual sala cada professor ficou.


Recursos humanos e materiais.


§Este projeto recebe o apoio da direção, das professoras de Português e Literatura Rosilda Brito, Socorro Feitosa e Maria Soares, visando a melhoria dos alunos em questão do conhecimento e desenvolvimento.

§Pretendemos ter a ajuda patrocínios como também a ajuda de todos os alunos de diferentes formas;



No dia da apresentação do projeto cada pessoa incluindo professores, alunos e gestão como também todos que estiverem presentes só poderão entrar se doarem 1kl de alimento ou um livro para-didático, que será entregue a creche que o CEEG ajuda;

Quando e onde será realizado o projeto?


§O projeto ficou para ser realizado no mês de Outubro no Colégio XV de Novembro, mais com as dificuldades que tivemos não temos uma data específica, devemos discutir isso em reunião. Mas é certo de que ele se concretizará ainda este ano.


Nomes dos Líderes:

§1° ano A: Gisele e Enny;

§1° ano B: Otávio e Rayane;

§1° ano C: Allana e Felipe;

§1° ano D: Isaac e Jeanini;

§1° ano E: Leandro e Hellen;

§1° ano F: Tamiris e Duarte;

§1° ano G:

§2° ano A: Ronald e Jailton;

§2° ano B: Vandressa e Amanda;

§2° ano C: Leonardo e Rogério;

2° ano D: Técio e Helaine;

2° ano E: Herlan e Isadhora;

2° ano F: Abraão e Damuriê.


Obs:
Descupenos se algo faltou, mas ainda recebemos sugestões e obrigado

pela atenção e compreensão.
Atenciosamente:
Aécia C. Silvestre;Ingrid Kellyane eFilipe de Oliveira.

Participaram da reunião as professoras Maria Perpétua Teles Monteiro

(Arte),Socorro Feitosa(Português/Literatura), Rosilda(Português/

Literatura) que como colaboradoras auxiliarão aos alunos na realização

da proposta .






Um comentário:

  1. I Olimpíada nacional de história inicia 2ª fase
    I Olimpíada Nacional de História inicia 2ª fase
    Mais de 15 mil estudantes, do ensino fundamental e médio, e professores de história, das redes pública e privada, participam, até sexta-feira (2), da segunda fase online, da I Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a competição acontece em seis etapas: cinco online e uma presencial. Vinte e quatro estados brasileiros e o Distrito Federal inscreveram suas equipes.
    O Estado de São Paulo registrou o maior número de participantes, 4880. O Ceará, em segundo lugar, inscreveu 1816. Minas Gerais aparece em terceiro, com 1512. As equipes são formadas por quatro membros, sendo três estudantes e, obrigatoriamente, um professor de História. Apoiada pela Revista de História da Biblioteca Nacional, a olimpíada é a primeira do país na área das Ciências Humanas.
    Ao todo, 3951 equipes participaram da primeira fase. A eliminação das equipes, em cada etapa, acontece de forma gradual. Na primeira, encerrada no dia 26 de setembro, 90% das equipes foram aprovadas. Nas segunda, terceira e quarta fases serão aprovados 70%. A quinta fase selecionará, no máximo, 300 equipes para a Grande Final, que acontece na Unicamp nos dias 4 e 5 de dezembro. Na ocasião, o MC em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a empresa Azul – linhas aéreas brasileiras custeará a vinda de 32 equipes: a melhor equipe de cada estado e do Distrito Federal, e as cinco melhores equipes, de escola pública, de cada região brasileira.
    Confira a quantidade de equipes inscritas por estado:

    Alagoas (2), Amapá (14), Amazonas (29), Bahia (131), Ceará (454), Distrito Federal (82), Espírito Santo (137), Goiás (88), Maranhão (102), Mato Grosso (116), Mato Grosso do Sul (121), Minas Gerais (378), Pará (64), Paraíba (28), Paraná (366), Pernambuco (110), Piauí (92), Rio de Janeiro (234), Rio Grande do Norte (21), Rio Grande do Sul (41), Roraima (13), Santa Catarina (45), São Paulo (1220), Sergipe (20), Tocantins (43).



    Camila Delmondes
    Assessoria de Imprensa
    Museu Exploratório de Ciências
    Unicamp
    (19) 3521 1729

    ResponderExcluir

 
Maria Perpétua Teles Monteiro