sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

PROGRAMA DE ARTE PARA O 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

CENTRO DE ENSINO EXPERIMENTAL DE GARANHUNS – CEEG
Professora: Maria Perpétua Teles Monteiro
Disciplina: Arte
PROGRAMA – 2º ANO ENSINO MÉDIO
CARGA HORÁRIA: 8O( OITENTA) HORAS ANUAIS/DUAS (02) AULAS SEMANAIS

EMENTA: Barroco e Rococó.Os Holandeses no Brasil.Neoclassicismo na Europa e Brasil.Romantismo/Realismo/Art Nouveau.Cultura Popular.Impressionismo/Expressicionismo.Movimentos de Vanguarda.Teatro.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA O ANO LETIVO DE 2008
1. Barroco e Rococó
1.1- Barroco europeu
1.2- Barroco no Brasil
2. Os holandeses no Brasil
2.1- Arquitetura
2.2- Frans Post
2.3- Albert Ecckoult
3. Neoclassicismo
3.1- O Neoclassicismo Europeu
4- A missão artística francesa
5- Romantismo
6-Realismo
7-Ecletismo/Arte Nouveau
8-Cultura Popular(ciclo junino)
9- Impressionismo/Pós-Impressionismo
10- Expressionismo
11. Arte no final do século XIX e início do século XX (Cubismo ,Fovismo ou Fauvismo, Abstracionismo , Dadaísmo, Surrealismo, OP Art ,Pop Arte, Pintura Metafísica,Futurismo, Bauhaus )
12- teatro: origem
12.1- O teatro grego
12.2- O teatro romano
12.3- A comédia Dell’Arte
12.4- O Renascimento
12.5- O teatro Elizabetano
12.6- O teatro brasileiro
12.7- O teatro pernambucano

CONTEÚDOS ATITUDINAIS/PROCEDIMENTAIS
1-Respeito à vida e à pessoa humana em suas diferenças
2-Compreensão dos conceitos de indivíduo, cidadão e pessoa
3-Direitos humanos como valor universal (direito à arte e à cultura)
4-Solidariedade, justiça, fraternidade
5-Respeito às diferenças
6-Participação

INDICADORES DE DESEMPENHO
1- Destacar a beleza, as características e o contexto histórico do Barroco na Europa e no Brasil e do Rococó europeu apontando suas principais características e representantes.
2- Discorrer sobre a contribuição e o valor artístico das obras que retratavam o Brasil durante o período da invasão holandesa visando construir um olhar crítico sobre o período refletindo o momento atual.
3- Apontar os ideais neoclássicos, sua principal fonte de inspiração, seus principais representantes e obras.
4- Identificar o objetivo da missão francesa no Brasil nomeando os principais artistas desse período e os brasileiros que passaram a freqüentar a Academia das Belas Artes e suas obras e forma a partir delas fazer uma releitura da realidade do negro na sociedade brasleira.
5- Identificar as características do Romantismo, obras e principais representantes situando-se na representação de sentimentos do mesmo.
6- Conceituar Realismo como um movimento cultural que repudiava a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo pois sentia a necessidade de retratar a vida identificando seus principais representantes e obras.
7-Compreender Art Nouveau como um estilo artístico criado na Europa para suplantar o Ecletismo(modelo arquitetônico que mistura vários estilos) valorizando a decoração interna e externa das construções.
8- Vivenciar atividades de produção, e participação apreciação da cultura pernambucana em seu ciclo junino(Projeto Viver Pernambuco-2ª etapa)
9-Nomear o Movimento Impressionista como o que percebeu a alternância das cores de acordo com a intensidade da luz solar insidindo sobre elas centrando seu interesse nas paisagens o que o tornou superficial aos olhos dos Pós-Impressionistas que buscavam inspiração nos sentimentos e acontecimentos políticos e sociais.
10-Compreender o Expressionismo como o momento da história da arte em que o artista para designar a obra abandona as idéias tradicionais e expressa sua emoção através de deformações e exageros de forma e cor.
11-Apontar as múltiplas tendências ocorridas no final do século XIX e início do século XX, seus representantes e obras.
12-Narrar a história do teatro destacando sua origem e características no mundo, no Brasil e em Pernambuco

METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas por meio de estudos (pesquisas bibliográficas e de campo), exposições, reflexões, produções e vivência dos conteúdos em questão(oficinas). Apresentação de conteúdos utilizando as diferentes linguagens.

INSTRUMENTOS/RECURSOS/MULTIMEIOS EDUCACIONAIS
Serão utilizados diferentes recursos: quadro branco,livros, revistas, jornais,diferentes tipos de papeis, lápis, televisão/vídeo, filmes, documentários,data show, retro-projetor/transparências, livros paradidáticos e o livro didático.

AVALIAÇÃO
Dar-se-á considerando a participação dos alunos nas atividades propostas individualmente e em grupos, a produção ,a vivência e participação nos grupos de interesse(talentos),projetos.Ocorrerá em caráter em sistemático e processual, utilizando-se ,também, testes e provas escritas.

PROJETOS
*Viver pernambudo(em três ciclos específicos:carnavalesco, junino e natalino) com o objetivo de conhecer, respeitar, apreciar e vivenciar aspectos e manifestações da cultura pernambucana e identificar locais de preservação desta cultura.
*Cidadania do Afro-descendente em Garanhuns
*Direitos humanos:aspersão de valores no âmbito escolar( no Ensino de Arte) durante todo processo com o objetivo de educar para os valores universais presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira 9.394 de 20 de dezembro de 1996.e assumidos nos(PROCENTROS)em específico no Centro de Ensino Experimental de Garanhuns(CEEG).Adota-se-á um tratamento transversal, interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos relacionados ao valores que serão discutidos em situações de reflexão e leitura de textos complementares.

VIAGENS ESTUDO: Cidade de Recife e Olinda
PESQUISAS DE CAMPO: Cidade(Garanhuns), Comunidade de Castainho

LIVRO DIDÁTICO:CALABRIA, Carla Paula Brondi.Arte, História & produção.São Paulo:FTD,1997.Vol. I,II.

PARADIDÁTICOS:
ARAÚJO, Ubiratan castro.Palmares-cultura afro-brasileira.Ano III.Nº 3,2006.
COLEÇÃO Mestres das artes no Brasil.São Paulo:Moderna,2000.ARAÚJO, Ulisses R.,
AQUINO, Júlio Groppa. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, 2001.

BIBLIOGRAFIA
ANTOINE-ANDERSEN,Véronique.Arte para compreender o mundo.São Paulo:Edições SM,2007
BRASIL.Ministério da Educação.Secretária de Educação Média e Tecnologia.Parâmetros Curriculares Nacionais:Ensino Médio:Linguagens códigos e suas tecnologias.Brasília, 1999.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004
BUORO,Amélia Bueno.O olhar em construção,uma experiência de ensino de arte na escola.São Paulo, Cortez, 1998.
CALABRIA,Carla Paula Brondi.Arte, história e produção.São Paulo.FTD, 1997.
COSTA, Cristina.Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico-2ª edição.São Paulo. Moderna, 2004.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Construindo Valores Humanos na Escola. São Paulo: Papirus, 2002.
CUMMING, Robert.Para entender a arte.São Paulo. Àtica, 2003.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.
FERRAZ, MARIA Heloísa Correa de Toledo.Metodologia do ensino de arte.São Paulo. Cortez, 1993.
FEIST, Hildegard. Pequena viagem pelo mundo da arte.-2ª ed- São Paulo.Moderna, 2003“A vida bate e estraçalha a alma e a arte nos lembra que temos uma”Stella Adler

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Maria Perpétua Teles Monteiro